.

.

.

.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Finanças querem 90% de entregas de IRS pela Net

A direcção de Finanças do distrito de Santarém quer 90% dos contribuintes a entregar o IRS pela Internet dentro de três anos.
A média do distrito está nos 67%, cinco pontos acima da média nacional. Em 2005, apenas 34 em cada 100 contribuintes entregavam as declarações via Net. Na análise por concelho das entregas via web do modelo 3 do IRS, Santarém lidera com 81%, seguida de Ourém, Benavente e Coruche.
Os concelhos que menos entregam electronicamente são Constância, com 8% e Sardoal, com 10%. A entrega online dos formulários do IRS tem sido potenciada por uma parceria entre o Governo Civil, a delegação regional da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) e a Direcção de Finanças de Santarém. Para além da ajuda e esclarecimentos dados aos cidadãos nas Juntas de Freguesia, este ano, a parceria resulta também em formação aos alunos dos Centros de Novas Oportunidades.
Reembolso no mês seguinteSe entregar o IRS no Mês de Março e tiver reembolso a haver, vai receber até finais de Abril. A garantia é do director distrital de Finanças Mário Januário. Se entregar em Abril, receberá, no máximo, até finais de Maio.
Para usufruir desde reembolso é necessário que o contribuinte não tenha dívidas ao estado em fase de cobrança coercivae também que não tenha havido omissão de mais valias. Para atingir os 90% de entregas online, o Director de Finanças acredita que serão necessárias mais 3 anos, e que, após terem atingido esta meta, a evolução será mais lenta, dependendo da renovação das gerações.
Para além do reembolso antecipado, os contribuintes têm ainda outra vantagens na entrega online: o pré-preenchimento, que, este ano, traz também o NIB, que poderá validar ou alterar. As declarações do IRS tem podem ser entregues em www.e-financas.gov.pt.
«O Ribatejo»

Sem comentários: