.

.

.

.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

50 anos do Mini celebrados em Santarém

Este ano comemora-se os 50 anos de existência desse pequeno-grande automóvel que é o Mini e o W Shopping, centro comercial gerido pela Multi Mall Management, não quis deixar de assinalar a data.

Os visitantes vão poder conhecer alguns dos seus modelos mais emblemáticos, história e curiosidades da marca, numa exposição patente de 20 de Fevereiro a 9 de Março nos vários pisos do W Shopping.
O Mini é o carro que, mais do que qualquer outro, mudou a forma de viajar de automóvel para sempre. A história do Mini começou em 1956 com um primeiro esboço feito num guardanapo de papel e até aos nossos dias passaram 50 anos e mais de 5 milhões de MINIS vendidos.
Steve McQueen, Paul Newman, Clint Eastwood ou os Beatles George Harrison e John Lennon são algumas das personalidades que se renderam ao Mini! No ano em que se comemoram os 50 anos do Mini, o W Shopping recebe, de 20 de Fevereiro a 9 de Março, uma exposição que pretende homenagear um dos automóveis mais marcaram o século XX.
Da exposição farão parte 6 Minis representativos de toda a gama da marca, 5 dos quais pertencentes a Luís Nobre da Veiga, um coleccionador de Santarém, que possui 15 modelos da marca. A paixão de Nobre da Veiga pelos clássicos e pela velocidade levou-o a participar no Campeonato de Clássicos tendo sido Campeão Nacional ao volante de um Mini.
A exposição contará ainda com informação histórica e curiosidades sobre os 50 anos de existência da marca.Uma exposição que os apaixonados pelo mundo automóvel não vão querer perder!Algumas curiosidades sobre o Mini.
A história do Mini começa em 1956 devido a uma questão política...quando o Presidente Egípcio decidiu nacionalizar o Canal do Suez criou uma crise petrolífera, porque os petroleiros começaram a ter que contornar a África do Sul, tornando o combustível muito mais caro. Surgiu então a necessidade de se criar um carro que não consumisse muito.
Curiosamente o primeiro esboço do MINI foi feito num guardanapo de papel. Em 1959 inicia-se a sua produção em série, com recordes sucessivos de vendas.
Até a Rainha Elizabete II teve um Mini prateado. O que têm em comum os actores Steve McQueen, Paul Newman e Clint Eastwood, os Beatles George Harrison e John Lennon, o piloto Niki Lauda e até Enzo Ferrari, o mítico fundador da Ferrari? Todos eles tiveram e eram apaixonados pelo Mini. A prova que o tamanho não conta é que o MINI alcançou grande sucesso como carro de competição vencendo dezenas de ralis, chegando mesmo a vencer o conceituado Rali de Monte Carlo em três anos consecutivos. Em 1986 é vendido o MINI número 5 Milhões.De um esboço num guardanapo de papel até aos nossos dias passaram 50 anos e mais de 5 Milhões de Minis vendidos.